Parâmetros de Modelagem no SWMM - Sensibilidade dos Parâmetros
- Francisco Costa
- 5 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 15 de set. de 2020

A sensibilidade do volume escoado superficialmente e da vazão de pico estimadas aos principais parâmetros de escoamento superficial é apresentada na Tabela 1. A influência da altura de chuva não é apresentada.
Tabela 1– Sensibilidade do volume de escoamento e da vazão de pico aos parâmetros de escoamento superficial.

Fonte: Adaptado de U.S. EPA (2015).
Perdas (evaporação, armazenamento em depressão e infiltração) são relativamente menos importantes do que o aumento da altura de chuva. Ou seja, a superfície de solo saturada se comporta como uma superfície impermeável, o que é uma das razões pelas quais a urbanização tem menos impacto em eventos de grande intensidade do que em eventos comuns. Se a saturação do solo é uma consideração importante, então o encaminhamento das águas subterrâneas pode ser empregado para permitir a elevação do lençol freático até a superfície, ou a opção de volume de infiltração máxima pode ser utilizada. Na calibração para eventos mais comuns (menor altura de chuva), o armazenamento em depressão torna-se mais importante, especialmente quando a altura da chuva é de apenas alguns poucos milímetros. A calibração para eventos com pequena altura de chuva muitas vezes é complexa, uma vez que o armazenamento em depressão é difícil de estimar e depende das condições iniciais do solo (U.S. EPA, 2015).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (EPA). Storm Water Management Model – Reference Manual Volume 1 - Hydrology. EPA/600/R-15/162. National Risk Management Research Laboratory. Office of Research and Development. Cincinnati, OH 45268, USA, 2015.
Faça parte do grupo de discussão EPA SWMM Brasil: https://www.linkedin.com/groups/8798254/




Comentários